AULA patricia p1
Acrescentar ao Estudo dirigido: Pergunta sobre digestão de proteinas.
Fatores que interferem na atividade enzimatica: ph, temperatura, concentração de substrato, enzimas e conc. de cofatores. Todas essas enzimas são reguladas...
Mudança de slide: acrescenta feed back negativo.
“A Célula é pão dura” economiza tempo e energia, por isso as enzimas não são destruidas quando não são necessarias, elas são inativadas e quando se tornam necessarias são ativadas, por isso que existem tantos tipos de mecanismos de inibição enzimatica.
A enzima se tornou inativa, significa que ela mudou sua forma para uma forma em que o substrato não aai se encaixar mais, se torna inativa. Quando quero que torne ativa eu faço algo que depende do tipo de regulação em que ela muda a forma novamente e passa p uma forma ativa, uma forma funcional.
Mudança Conformacional: segredo da modulaçao da atividade enzimatica.
Tipos de Regulação de Enzima:
Inibidores Reversiveis e Irreversiveis:
Inibidor Irreversivel uma vez que age na enzima modifica a estrutura da enzima de uma maneira tal que mesmo que retire o inibidor ele não volta a funcionar. Existem inibidores proteicos e não proteicos.
Exemplo :Inseticidas, Organofosforados: são inibidores irreversiveis, atingem insetos e mamiferos. Interferem no metabolismo dos mamiferos, ele vai atuar na Acetil colinesterase, importante nas sinteses metabolicas da acetilcolina (neurotransmissor) por isso que escutamos caso de envenenamento e morte por causa desses inseticidas. Vai atingir tanto os neuronios da parte central quanto periferica.
Inibidor Reversivel: E aquele que na presençã do inibidor a enzima está inativa, mas quando retirado o inibidor ela volta a funcionar. A estrtura da enzima Não é danificada.
Existem 3 tipos de inibidor reversivel: Competitivos, Mistos e Incompetitivo.
Inibidor competitivo: é o inibidor que compete, vai competir com o substrato. É o inibidor que compete com o substrato pela ligação do