Aula para n2
Profa. Giuliana
Grupo mero agregado de indivíduos. Equipe (grupo psicológico) formada por pessoas que se consideram como integrantes de uma determinada unidade, que se relacionam de uma maneira significativa e que comungam das mesmas disposições e valores, possuindo uma identidade coletiva compartilhada. Outra forma...
Duas ou mais pessoas em uma interação face a face, cada uma consciente de sua participação no grupo, consciente dos outros que participam do grupo e também consciente da interdependência positiva na medida em que esforçam para alcançar seus objetivos . Um grupo pode se transformar em um grupo psicológico, em virtude de um evento externo significativo.
Fatores integrantes do perfil do grupo psicológico
Um mínimo de duas pessoas, não ultrapassando a trinta. Rede de comunicações: cada membro deve ser capaz de comunicar-se com todos os demais membros. Este processo de comunicação gira em torno dos objetivos comuns a serem buscados e quais as estratégias que serão empregadas para tanto.
Um sentido compartilhado de identidade coletiva: cada participante se vê e se sente integrando um grupo que é distinto de tantos outros que eventualmente estejam operando em uma mesma região ou enfrentando os mesmos problemas. Objetivos comuns que se complementam: os membros do grupo tem objetivos individuais, mas que só podem ser satisfeitos com sua participação no grupo.
Estrutura no grupo: cada indivíduo no grupo assume papéis diferenciados, de acordo com suas habilidades e capacitações.
Permitir que as organizações desenvolvam e entreguem produtos e serviços com maior rapidez e com menor custo, ao mesmo tempo em que mantém qualidade. Permite que as organizações aprendam e retenham o conhecimento de uma forma mais eficaz. Grupos interfuncionais promovem a melhoria da gestão da qualidade.
O tempo de produção pode ser reduzido, caso o trabalho gerado simultaneamente pelos indivíduos possa ser produzido pelos grupos. A organização