Aula Para Enviar Professora Terezinha
METODOLOGIA
Quanto aos procedimentos escolhidos para a investigação Minayo (1999) salienta que é importante ir reconhecendo a conveniência e a utilidade dos métodos disponíveis. Nesse sentido, André (2001) destaca os estudos etnográficos dentre os que apresentam pressupostos teóricos de metodologia qualitativa, por referirem-se a aspectos culturais e sociais que permitem coleta de dados sobre valores, hábitos, crenças, práticas e comportamentos de um determinado grupo social.
NESSA MESMA DIREÇÃO E A PARTIR DA PERSPECTIVA ETNOGRÁFICA OU DA PESQUISA QUALITATIVA O PRESENTE TRABALHO ORIENTA-SE, ESPECIFICAMENTE, PELA PESQUISA-AÇÃO, POIS, SEGUNDO ANDRÉ (2001), ESSA TÉCNICA TEM COMO OBJETIVO O DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DE UM PROCESSO. ESSE CAMINHO ENVOLVE UMA PROPOSTA PRÁTICA DE IMPLEMENTAÇÃO OU REDIMENSIONAMENTO DE ALGO.
ADICIONALMENTE, A PESQUISA-AÇÃO TEM SIDO EIXO METODOLÓGICO DOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DOCENTE (PEREIRA, 2002; ZEICHNER, 2002) E NA PRÓPRIA PRÁTICA DOS EDUCADORES (FAZENDA, 2009).
Pereira (2002) e Zeichner (2002) constatam um movimento mundial na direção de modelos críticos para a formação e trabalho docente, que na década de 70 também sofreu uma influência das idéias de Paulo Freire que passam a considerar o dualismo existente entre teoria e prática, sujeito e objeto, assim como pesquisa e ensino. Nessa direção, a pesquisa-ação tem sido considerada cada vez mais como eixo metodológico dos programas de formação docente e na própria prática dos educadores.
Essa maior ênfase nesse eixo metodológico dá-se pelo interesse investigativo das pesquisas estar mais voltado para a própria experiência vivida pelo professor além de serem realizadas pelo mesmo, envolvendo reflexão e transformação dentro de um processo sistematizado. Segundo os mesmos autores, Kurt Lewin, um dos fundadores da pesquisa-ação, considerava que o conhecimento deveria ser criado a partir da solução de problemas em situações concretas de vida.
Kemmis e Wilkinson