Aula Escriturao 131018192219 Phpapp02
1451 palavras
6 páginas
ESCRITURAÇÃO1 – CONCEITO
“ É uma técnica contábil que consiste em registrar nos livros próprios (Diário, Razão, Caixa, etc.) TODOS os acontecimentos que ocorrem na empresa e que provocam modificações no PATRIMÔNIO.” (OSNI M.R., 2006, p. 95).
Como escriturar esses acontecimentos?
2 – LIVROS UTILIZADOS NA ESCRITURAÇÃO
Dos vários livros usados pelas empresas, vamos mencionar os utilizados para a contabilização dos Fatos e Atos Administrativos.
Os principais Livros utilizados pela Contabilidade são:
LIVRO DIÁRIO LIVRO RAZÃO LIVRO CAIXA
2.1 – LIVRO DIÁRIO
Este é um Livro OBRIGATÓRIO exigido pela Legislação do Brasil. Neste Livro são lançados TODOS os acontecimentos que ocorrem na empresa e que provocam modificações no Patrimônio.
A Lei exige que os Livros Diários tenham algumas formalidades, que são:
Formalidades Extrínsecas Conhecidas também, como formalidades externas, ou seja, o Livro Diário deverá ser encadernado com folhas numeradas seguidamente. Deve conter, também, os Termos de Abertura e de Encerramento e ser submetido à autenticação no órgão competente do Registro do comércio, ou quando se tratar de empresa civil, no registro civil de pessoas jurídicas ou no cartório de registro de títulos e documentos.
Formalidades Intrínsecas Conhecidas também, como formalidades internas, ou seja, no Diário, deverá ser escriturado em idioma e moeda nacional, com individualização e clareza, por ordem cronológica de dia, mês e ano, sem intervalos em branco, nem entrelinhas, borraduras, rasuras, emendas e transportes para as margens.
O livro Diário pode ser escriturado por processo manual, mecanizado ou por processamento eletrônico de dados (computador). Esse último é o meio mais utilizado atualmente.
2.2 LIVRO RAZÃO
Este é um livro de grande utilidade para a Contabilidade, porque nele se registra o movimento individualizado de todas as Contas. A utilização deste livro, também é obrigatória, de acordo com nossa legislação vigente.
2.3 LIVRO CAIXA
Este