Aula de Tireoide
ANATOMIA E
DESENVOLVIMENTO
Os hormônios tireoidianos agem através de receptores nucleares, para manter a homeostasia termogênica e metabólica do organismo.
A glândula se desenvolve a partir do arco branquial, migrando via ducto tireoglosso para alcançar a porca final no pescoço.
Consiste de inúmeros folículos esféricos constituídos por células foliculares tireoidianas que circundam o coloide
(rico em proteínas e tireoglobulina – precursor dos hormônios). Os folículos são embebidos no estroma glandular, que contém a microvasculatura e as células intersticiais, entre elas as células parafoliculares (medulares C), secretoras de CALCITONINA – envolvido no metabolismo do cálcio. A maior demanda para o hormônio tireoidiano é regulada pelo hormônio TSH, que une ao receptor na superfície basolateral das células foliculares, resultando em reabsorção de Tg a partir do lúmen folicular com posterior proteólise no interior das células e formação dos hormônios tireoidianos T3 e T4.
Trófico – hipertrofia das células foliculares
Síntese de HT – aumenta a síntese de TPO, Tg e NIS.
Liberação de HT – reabsorção de coloide (Tg) e atividade lisossomal (HT liberado e secretado).
Classificamos os distúrbios da tireoide em:
Primários – origem na própria tireoide.
Secundários – origem na hipófise.
Terciários – origem no hipotálamo.
Os distúrbios primários sempre variam de forma inversa aos níveis plasmáticos de HT devido ao feedback.
REGULAÇÃO DO EIXO
TIREOIDIANO
O TSH é secretado pelas células tireotróficas hipofisárias, as quais desempenham um papel fundamental no controle do eixo tireoidiano e funciona como marcador fisiológico mais útil na ação dos hormônios da tireoide.
METABOLISMO E
O TRH hipotalâmico estimula a produção hipofisária de SÍNTESE,
TSH, que estimula a síntese e secreção dos hormônios AÇÃO DOS HORMÔNIOS tireoidianos, que atuam através de um mecanismo de SÍNTESE, METABOLISMO E TRANSPORTE retroalimentação (feedback