aula de microscopia
1. Acender a lâmpada do sistema de iluminação.
2. Abrir totalmente o diafragma.
3. Movimentar o revólver, colocando em posição a objetiva de menor aumento (4X).
4. Colocar a lâmina na platina, com a preparação para cima, fixando-a à platina.
5. Movimentar o charriot, fazendo com que o esfregaço fique em baixo da objetiva.
6. Com o parafuso macrométrico, elevar a platina ao máximo, observando para que a objetiva não toque na lâmina ou lamínula, pois poderá quebrá-la.
7. Focalizar a preparação para a obtenção de uma imagem nítida, movimentando o botão macrométrico para baixo até que se possa visualizar a imagem.
8. Ajustar o foco com o botão micrométrico.
9. Colocar a região do esfregaço que se quer observar bem no centro do campo visual da objetiva. 10. Movimentar o revólver, colocando em posição a objetiva seguinte (10x).
11. Uma vez que se tenha obtido o foco com a objetiva anterior (4 x) acertar o foco na objetiva de 10 x apenas com o botão micrométrico.
OBS.: Desenhar o que foi observado e anotar o valor do aumento das lentes objetiva e ocular utilizadas e calcular o aumento final.
12. Repetir a operação com a objetiva de 40 x.
OBS.: Desenhar o que foi observado e anotar o valor do aumento das lentes objetiva e ocular utilizadas e calcular o aumento final.
13. A objetiva de 100 x é chamada de imersão. Movimentar o revólver de forma que a objetiva de 100 x fique a meia distância da posição de encaixe. Colocar uma gota do óleo de imersão sobre a preparação.
14. Movimentar o revólver de forma que a objetiva de 100 x encaixe corretamente.
Ajustar o foco com o botão micrométrico.
15. Finalizado a observação microscópica, desligar a lâmpada, girar o revólver de forma a encaixar a objetiva de 4x, baixar a platina, retirar a lâmina.
Obs.: Se estiver usando a objetiva de 100x deve-se enxugar a mesma com papel fino após o uso. (NÃO ESFREGAR A LENTE).
PARTES CONSTITUINTES DO