Aula de mec flu
MECÂNICA DOS FLUÍDOS
1º SEMESTRE DE 2012 PROF. FERNANDO KUBLAI HUNG MIRANDA
1. DEFINIÇÃO E PROPRIEDADES DOS FLUÍDUOS 1.1 – INTRODUÇÃO Vivemos cercados de fluídos: A água que sai da torneira, o ar que respiramos, o óleo que lubrifica os mecanismos, etc.
É vocação do Engenheiro se valer do conhecimento das leis que regem o comportamento dos fluídos para tirar proveito deles e fazer acontecer o que deseja para o progresso e o conforto da humanidade.
3
Mecânica dos Fluidos é a ciência que estuda o comportamento físico dos fluídos, assim como as leis que regem esse comportamento. Assuntos onde a Mecânica dos fluídos é aplicada: • Escoamento de fluídos em canais e condutos; • Lubrificação; • Esforços em barragens; • Corpos flutuantes; • Máquinas hidráulicas; • Ventilação; • Aerodinâmica; etc.
Poucos são os ramos da engenharia que escapam dessa ciência, o que a tornam uma das mais importantes na Engenharia.
4
1.2 – CONCEITOS FUNDAMENTAIS E DEFINIÇÃO DE FLUIDO Fluido é uma substância que não tem forma própria, assume o formato do recipiente. A figura 1.1 ilustra o significado desse enunciado.
Experiência da Duas Placas: Comparação de comportamento entre um sólido e um fluido. Seja um sólido preso entre 2 placas planas, uma inferior fixa, e outra superior solicitada por um força tangencial Ft (figura 1.2 a)
5
Mantida a forca Ft constante, o sólido se deforma angularrmente até alcançar nova posição de equilíbrio – fig 1.2 b. Nesta posição as tensões internas do sólido se equilibram com a força Ft. Só nova variação da Ft faria com que houvesse uma nova configuração ao sólido. Agora, seja um fluído entre 2 placas, uma inferior fixa, e outra superior solicitada por um força tangencial constante Ft, e considerando possível visualizar o volume ABCD do fluido. (figura 1.3 a)
Pode se observar que o pontos de um fluido, em contato com uma superfície sólida, aderem aos pontos dela, com os quais estão em contato.