Aula de laboratorio
AULA DE LABORATÓRIO
CUIABÁ-MT
NOVEMBRO /2009
TIPOS DE ONDAS
ONDAS ESTACIONÁRIAS NA MOLA HELICOIDAL
Onda estacionária é o resultado da superposição de duas ondas idênticas mas que se propagam em sentidos opostos num mesmo meio. Pode-se obter uma onda estacionária através de uma mola fixa numa das extremidades e vibrando a outra extremidade.
Onda longitudinal
Esta onda provocada na mola é uma onda longitudinal, ou seja, ela tem a vibração na mesma direção de propagação. Pode-se ver os anéis da mola se movendo para frente e para trás.Uma onda é longitudinal quando as partículas do meio em que ela se propaga vibram na mesma direção da onda nesse meio. A direção de propagação da onda coincide com a direção de oscilação dos corpos que estiverem em seu caminho.
Exemplo: Comprimindo-se os aros de uma mola, estabelecemos uma onda de compressão ao longo da mola, à medida que os aros vibram para frente e para trás. Essa onda é longitudinal. O som, no ar, tem um comportamento semelhante aos aros da mola do exemplo.
Onda Transversal
Material utilizado
Uma mola de 2,0 m de comprimento.
Onda transversal
Uma onda transversal ocorre quando temos a vibração da onda perpendicular a sua propagação.
Por exemplo, se tivermos uma onda transversal se propagando horizontalmente em uma corda segurada por duas pessoas nas extremidades. A pessoa na extremidade da esquerda levanta e abaixa a corda rapidamente. Forma-se, então, um pulso de onda.
Após alguns instantes, o pulso terá se propagado e teremos a situação seguinte:
Note que o pulso de onda está se propagando na horizontal da esquerda para a direita, enquanto os pontos da corda, os perturbados pelo pulso, oscilam para cima e para baixo. Com isso, a direção de oscilação (vertical) é perpendicular à direção de propagação (horizontal).
Obtendo uma onda transversal usando uma mola helicoidal.
Experiência 5 Material Utilizado:
02 Diapasão; 01