Corações partidos
Cromatografia
em papel
Atividade: Relatório
Curso: Ensino Médio Módulo: 2911
Disciplina: Química Professor: Teófilo
Aluno(a): Ana Clara Fabro Data:03/05/2013
Procedimentos
Procedimentos
Relação de materiais
Relação de materiais
Objetivo
Objetivo
Realizar a separação dos pigmentos que compõem uma determinada cor.
- Papel-filtro (coador de café);
- canetas de pontas porosas de cores: Azul, verde, vermelha e preta;
- Álcool;
- Placa Petri
1- O primeiro passo é cortar o papel filtro com as medidas de 13 cm x 6 cm.
2- Depois, da base do papel para cima, em mais ou menos 1,5cm, fazer os círculos coloridos com o diâmetro de 5mm nas cores preto, verde, vermelho e azul.
3- O terceiro passo é colocar 0,5 cm de álcool na placa Petri, dobrar o papel filtro ao meio para fazer o mesmo ficar em pé e leva-lo à placa sem que o álcool líquido atinja os círculos coloridos.
Resultados
Resultados
Observou-se que ao colocar o papel junto ao álcool, ele migra lentamente para cima e atinge as cores, que começaram a se espalhar e em alguns casos notamos a presença de mais de um corante na composição da tinta da caneta, como por exemplo, o verde passou a ser uma mistura de amarelo e azul, o círculo preto ficou com manchas amarelas, e o vermelho ficou uma mistura de rosa com amarelo. Apenas o azul não mostrou conter o corante amarelo.
Pesquisas bibliográficas
Pesquisas bibliográficas
A cromatografia
A cromatografia
Cromatografia é uma técnica de separação e de análise de substâncias em solução, mediante um processo em que se realizam adsorções (ou repartições) seletivos.
Cromatografia em papel
Na cromatografia no papel, as expectativas são que o álcool comesse a encharcar o papel-filtro, a partir da base e, por capilaridade vá migrando lentamente até as