Aula de globalização
Material teórico
Introdução e Contextualização
Responsável pelo Conteúdo:
Prof. Ms. Marcello Alves
Revisão Textual:
Profa. Dra. Patrícia Leite
Introdução e Contextualização
A nossa disciplina tem como objetivo compreender a relação entre a Arquitetura e Urbanismo e as demais ciências sociais e ambientais. Compreender que os problemas urbanos ou o modo de vida urbano, a evolução tecnológica, cientifica e ambiental reflete na obra arquitetônica e na cidade e assim, podemos observar nos edifícios vestígios de determinados tempos históricos em que foram construídos.
Atenção
Para um bom aproveitamento do curso, leia o material teórico atentamente antes de realizar as atividades. É importante também respeitar os prazos estabelecidos no cronograma.
Contextualização
O que é meio ambiente?
A forma como uma sociedade ou comunidade se relaciona com o meio ambiente revela seu modo de pensar, seus valores e princípios. Esta relação é definida de um modo cíclico: o meio ambiente influencia a sociedade ao mesmo tempo que a sociedade influencia o meio ambiente. Desde o início da civilização, cada sociedade de cada época desenvolveu uma forma particular de se relacionar com o meio ambiente.
Um dos pressupostos no estabelecimento desta relação é a compreensão que cada sociedade possui sobre o que é o meio ambiente. Por exemplo, um índio que vive em sua tribo numa floresta e um profissional liberal que vive numa grande cidade, necessariamente, têm compreensões diferentes do que é “meio ambiente”. Essas diferenças se revelam não apenas nos modos de pensar, de viver e de se organizar em sociedade, mas também nos modos de interferir na base física que sustenta todas essas ações.
Apesar das diferenças, há algo que unifica a compreensão do índio e a compreensão do cidadão urbano. Ainda que índios de algumas tribos classifiquem de “manifestação sobrenatural” aquilo que o cidadão urbano chama de “tempestade”,