Aula de contabilidade
CENTRO DE EDUCAÇÃO Á DSTÂNCIA
POLO PORTO ALEGRE – CENTRO
ADMINISTRAÇÃO
TEORIAS DA CONTABILIDADE
TEORIA DA CONTABILIDADE:
ADMINISTRAÇÃO UMA HABILIDADE HUMANA.
Tema 1: A Contabilidade e a informação contábil
Tema 2: Necessidade de princípios contábeis
A evolução da contabilidade passou por 3 fases/etapas para ter um aperfeiçoamento capaz de atender todas as demandas da ciência contábil, essas fases foram: * Fase empírica: Foi a fase que deu inicio a contabilidade, era usado pedras, desenhos e figuras para ter o controle e identificar o patrimônio. * Fase lógica: Inicio no séc. XV, vários teóricos começaram a estudar para desenvolver melhor o modo que a contabilidade era usada, assim a contabilidade começou a atingir desenvolvimentos notório e econômico, com relações comerciais e de troca que era realizado entre as nações. * 3ª Fase (Idade moderna/Renascinmento): Entre os séc. XIV a XVI, com o desenvolvimento no campo das artes e a invenção da imprensa a contabilidade teve um avanço maior tendo mais ênfase no controle patrimonial de riquezas.
Escola Europeia ou Italiana
Surgiram escolas para aprimorar o estudo da contabilidade, a primeira Luca Pacioli considerado o pai da contabilidade, e no fim do séc. XIX, surgiu Fábio Besta.
Suas 4 características são:
- Culto à personalidade.
- Ênfase a uma contabilidade teórica.
- Pouca importância à Auditoria.
- Instituições de ensino de baixa qualidade.
Foi na Escola Europeia ou italiana que a contabilidade ficou conhecida como ciência, caracterizada como ciência contábil, como uma disciplina autônoma em relação a todas as demais.
Escola Norte-americana ou Anglo-Saxônica
Essa escola surgiu no séc. XX mais preciso em 1920 devido a grande estrutura que surgiu grandes corporações e grandes empresas que geram um enorme custo de capital.
Ela possuía 4 características também
- Ênfase no usuário Contábil.
- Ênfase na