Aula de campo "manguezal"
FAS – FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E SAÚDE
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DIANA FERRAZ
EDÉSIO FELIX
SARA ARNAOUTTE
VANESSA PEREIRA
[pic]
Lauro de Freitas, BA
2010.1
DIANA FERRAZ
EDÉSIO FÉLIX
SARA ARNAOUTTE
VANESSA PEREIRA
MANGUEZAL
Docentes: Alina Sá, Bárbara Rosemar e Leda Santa Isabel.
Relatório apresentando ao Curso de Ciências Biológicas da UNIME, como requisito parcial da avaliação da matéria de Excursão Interdisciplinar II.
Lauro de Freitas, BA
2010.1
Sumário
1 Introdução 4
2 Objetivos 6
3 Metodologia 6
3.1 Campo 6
3.2 Anexos-Registros Fotográficos 7
4 Resultados e Discussão 8
4.1 Anexos- Registro Fotográfico 14
5 Conclusão 17
Referências bibliográficas 18
Introdução
O Brasil tem uma das maiores extensões de manguezais do mundo. Os mangues abrangem uma superfície total de aproximadamente 10.000 a 25.000 km² e no mundo inteiro 162.000 km² desse ecossistema (SCHAEFFER-NOVELLI, 1995). Os manguezais podem ser definidos como um ecossistema costeiro, de transição entre o ambiente terrestre e marinho, característico de regiões tropicais e subtropicais, o mangue é um ecossistema particular, origina-se a partir do encontro das águas doces com as águas salgadas, formando a água salobra. Este ambiente apresenta água com salinidade variável, sendo exclusivo das regiões costeiras.
Apresentam uma grande variedade de espécies de micro–organismos, macro-algas, crustáceos e moluscos. Sob constante variação de salinidade e fluxo das marés com flutuação de salinidade da água entre 3 e 35ppm de sal, é local favorável à proteção, alimentação, reprodução e desova de muitos animais. Localiza-se nas regiões costeiras tropicais e subtropicais do planeta, o clima é tipicamente tropical, quente e úmido, e a água alcança aproximadamente cerca de 20 a 29°c, com pouca variação durante o