Educação ambiental
Dessa maneira, aos poucos as ruas das grandes capitais da época foram povoadas por trabalhadores ?aposentados?, que sem vigor para o trabalho tinham somente a mendicância como opção. Como essa multidão cresceu consideravelmente, a violência e os transtornos sociais preocuparam as autoridades da época. Assim, em 1601, a coroa inglesa editou a Lei dos Pobres que pagava um valor àqueles que não tinham condições de sustento.
Entre os séculos XVIII e XIX, com o desenvolvimento industrial, o desequilíbrio social foi aprofundado e a idéia da necessidade do Estado intervir na proteção dos trabalhadores foi intensificada. Assim, em 1919, através do tratado de Versalhes, foi criada a Organização Internacional do Trabalho e houve a universalização do termo Seguridade Social1.
Assim surgiu a Previdência Social, que tem como objetivo garantir e proteger o indivíduo na velhice, em momentos de desemprego, doença ou invalidez
O século XIX também foi marcado pelo surgimento da "previdência privada" brasileira, pode-se dizer que inaugurada em 10 de janeiro de 1835, com a criação do MONGERAL - Montepio Geral de Economia dos Servidores do Estado -proposto pelo então Ministro da Justiça, Barão de Sepetiba, que, pela primeira vez, oferecia planos com características de facultatividade e mutualismo. A Previdência Social só viria a ser instituída através da Lei n° 4.682 (Lei Elói Chaves), de 24/01/1923.
► A mudança de concepção previdenciária, isto é, a tendência a tomar categorias profissionais como um todo, iniciou-se com a criação do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Marítimos. Seguiram-se:
● dos comerciários (.05/1934),
● dos bancários (07/1934),
●dos industriários (12/1936),
●dos