Aula Curativo
Definição –
Feridas podem ser o resultado de uma variedade ilimitada de ofensas traumáticas a qualquer parte do corpo. Feridas da pele são rupturas estruturais e fisiológicas do tegumento que podem ser extremamente dolorosas. Eaglstein et al, 1990
Podem ser Classificadas de 3 formas:
De acordo com a maneira como foram produzidas; De acordo com o grau de contaminação;
De acordo com o comprometimento tecidual
Feridas incisas ou cirúrgicas- são aquelas produzidas por um instrumento cortante.
Feridas contusas- são produzidas por objetos rombo e são caracterizadas por traumatismo das partes moles, hemorragia e edema.
Feridas laceradas- são aquelas com margens irregulares como produzidas por vidro.
Feridas perfurantes- são caracterizadas por pequenas aberturas na pele. Feridas por bala ou ponta de faca.
Feridas limpas - são aquelas que não apresentam inflamação e que não são atingidos os tratos respiratórios, digestivos, genital ou urinário.
Feridas limpas-contaminadas - são aquelas nas quais os tratos respiratórios, digestivos ou urinário são atingidos, porém em condições controladas.
Feridas contaminadas - incluem feridas acidentais, recentes e abertas e cirúrgicas em que a técnica de assepsia não foi devidamente respeitada.
Feridas infectadas ou sujas - são aquelas nas quais os microorganismos já estavam presentes antes da lesão. Estágio I- caracteriza-se pelo comprometimento apenas da epiderme.
Estágio II- caracteriza-se por abrasão ou úlcera, ocorre perda tecidual e comprometimento da epiderme, derme ou ambas.
Estágio III- caracteriza-se por presença de úlcera profunda, com comprometimento total da pele e necrose de tecido subcutâneo, entretanto a lesão não se estende até a fáscia muscular.
Estágio IV- caracteriza-se por extensa destruição de tecido, chegando a ocorrer lesão óssea ou muscular. A cicatrização envolve processos catabólicos de degradação, limpeza e digestão enzimática e processos anabólicos de proliferação e
reparação.