AULA 9
O fato de uma área possuir petróleo não significa necessariamente que essa região será explorada. Já que a seleção de blocos exploratórios leva em consideração uma série de variáveis que revelarão sua a viabilidade técnica, operacional e econômica.
Dados Sísmicos
O primeiro passo de tudo, é fazer os levantamentos sísmicos da área que se deseja perfurar, pois é através dela que se levantará a possibilidade de haver petróleo ou não.
Após avaliar os dados sísmicos e constatar a possível presença de hidrocarbonetos, começa a se pensar no projeto.
Viabilidade Técnica e Operacional
A viabilidade técnica e a operacional serão o primeiro ponto a se avaliar após a constatação de uma possível existência de um reservatório de HC.
Neste ponto irão ser avaliados: a lâmina d’água, tipo de plataforma, os geohazards, distância da costa, tamanho do estaleiro da plataforma, tipo de perfuração a ser realizado, drilling hazards e logística das operações.
Após o início da perfuração são coletadas amostras de rochas que podem antecipar o tipo de HC que será encontrado nesse reservatório.
Os dados obtidos durante a perfuração são sempre comparados aos dos dados sísmicos para ver a coerência entre projeto e realidade.
Viabilidade Econômica
Já na análise dos dados sísmicos, é possível prever a extensão do campo de petróleo e a quantidade de HC à ser extraído, dizendo se é viável economicamente ou não a perfuração desse campo.
Porém, só após a perfuração é que se tem a certeza dessa viabilidade, já que é através dela que se tem a certeza do tipo de HC e se constata a extensão desse campo.
Exercícios
1.
Os dados sísmicos dão 100% de certeza da viabilidade econômica do reservatório? Justifique sua resposta, e caso seja negativa, explique em que ponto essa viabilidade é constatada.
2.
Quais são os aspectos técnicos e operacionais que devem ser considerados para avaliar a viabilidade de um campo de petróleo?
3.