Aula 6 TC SERVI OS EM TERRA
CONSTRUTIVAS
AULA 6
SERVIÇOS EM
TERRA
1
Os serviços em terra está dividido em dois momentos, onde muitas vezes apenas um acontece na obra.
• Terraplanagem.
• Escavações para fundações.
2
A terraplanagem tem por fim modificar o relevo natural de um terreno e que consiste em 3 etapas distintas, ou seja, escavação, transporte e aterro.
A terraplenagem empregada no preparo do terreno para edificação, comparada com a aplicada em estradas, barragens, é um pouco diferente, até porque tem uma finalidade diferente. 3
Adota-se a expressão movimento em terra explicitamente na área da construção de edifícios, onde a preocupação maior é a saída e entrada de terra no canteiro, deixando em segundo plano como é feita a escavação, carregamento, caminho seguido para o aterro ou escavação.
4
Movimento de terra é a parte da terraplenagem que se dedica ao transporte, ou seja, entrada ou saída de terra do canteiro de obras. O movimento de terra pode ser de quatro tipos: 1)
2)
3)
4)
Manual
Motorizado
Mecanizado
Hidráulico
5
1) Manual - Dizemos que o movimento de terra é manual quando é executado pelo homem através das ferramentas: pá, enxada e carrinho de mão.
6
2) Motorizado - Quando são usados para o transporte, caminhão ou basculante, sendo que o desmonte ou a escavação poderá ser feita manualmente ou por máquinas, como:
"traxcavator", "draglines“.
7
3) Mecanizado - Quando a escavação, carregamento e transporte é efetuado pela própria máquina, como: "traxcavator",
"scraper", "turnapull“.
8
4) Hidráulico - Quando o veículo transportador de terra é a água. Por exemplo, dragagem. O movimento de terra mecanizado é utilizado em obras industriais de desenvolvimento horizontal.
9
No movimento de terra devemos considerar o empolamento (quando se move a terra do seu lugar natural, o seu volume em geral aumenta).
10
O empolamento ou aumento de volume é expresso geralmente, por uma porcentagem do volume original.
Por exemplo, se um aumento volumétrico