Aula 3 O pico e suas Formas
A IMAGEM DA LUTA, DO POVO EM GUERRA, DA COLETIVIDADE E DO HERÓI À FRENTE DE UM POVO TRADUZ BEM O UNIVERSO ÉPICO.
A grandiosidade da imagem que vemos, no filme Tróia, é a grandiosidade épica. Além disso, o filme nos mostra como os deuses fazem interferência no destino dos homens.
Todas as ações são traçadas a partir da aprovação dos deuses. Mas, para falarmos em mundo épico, temos que, primeiramente, conhecer os gêneros literários. Você sabe o que é gênero literário?
A palavra gênero deriva do latim genus, -eris. Ela significa tempo de nascimento, origem, classe, espécie, geração. Portanto, gênero literário é um agrupamento de obras literárias que pertencem a uma classe, espécie, origem ou tempo de nascimento.
É um conjunto de obras literárias, as quais têm em comum, tempo e origem de nascimento.
OS PRINCIPAIS GÊNEROS LITERÁRIOS SÃO: O ÉPICO, O DRAMÁTICO E O LÍRICO.
O QUE É UMA EPOPEIA?
A epopeia é uma narrativa de caráter heróico, grandioso. Expressa sempre o interesse nacional e social.
Neste universo narrativo, o homem não tem espaço como ser único, ou seja, como portador de uma individualidade, pois o texto épico é o espaço de representação da coletividade. Há também uma atmosfera maravilhosa. O impossível, o sobrenatural encontra aqui seu espaço de aparição.
Os acontecimentos narrados, na epopeia, são históricos e situados em um passado muito distante.
Há, nas histórias, uma reunião de mitos, heróis e deuses. Elas abrangem uma totalidade de acontecimentos.
A epopeia é um gênero que apresenta valores de uma única classe: a aristocracia. Esta aristocracia cede os príncipes que vão comandar a guerra. Esses chefes vão desenvolver atos heróicos. Trata-se de um universo fechado. E quem são os comandados? Claro que é o povo, ou seja, a gente simples, sem nenhum título nobiliárquico.
Como são, então, os heróis épicos?
São os membros da aristocracia. Possuem uma linhagem, uma tradição. Além disso,