DIVIS O Administra o Geral nfase na Estrutura Fayol
1° Semestre - Vespertino
Abordagem Clássica da Administração
Teoria Clássica - Fayol: Ênfase na Estrutura
Gabriel Montalvão
Paloma
Renata
Sérgio Gabriel
Simone Andressa Galera
Americana - SP 2015
[RENATA] Jules Henri Fayol (1841-1925)
Principal personagem da Teoria Clássica da Administração, Henri Fayol nasceu em Constantinopla (Turquia) e faleceu em Paris aos 84 anos de idade.
Aos 19 anos de idade, Fayol assumiu o cargo de direção em uma metalúrgica francesa que estava à beira da falência e conseguiu reerguer a empresa, reestruturando e recuperando suas finanças. Após alguns anos nesta empresa, entregou o seu cargo e aposentou-se aos 77 anos de idade, dedicando sua vida, a partir deste momento, a divulgar as teorias e princípios da administração.
Com os resultados obtidos à frente desta empresa, Fayol publicou o livro “Administração geral e industrial” onde destacou grandes contribuições à teoria da administração.
Sua preocupação era voltada à eficiência e a eficácia da organização como um todo, procurando cuidar das empresas de cima para baixo, ou seja, colocando ênfase na estrutura da organização.
* Distinguiu entre os níveis de supervisão e de gerenciamento dando mais status e reconhecimento à administração do que a supervisão dos trabalhadores. Essa distinção entre os níveis gerenciais e operacionais de uma organização foi importante para realçar o status do gerente e ajudar a definir os detalhes do desenho da moderna hierarquia organizacional.
* Definiu as atividades dos gerentes como funções de administração.
* Desenvolveu os princípios gerais da administração. Esses temas ofereciam conselhos práticos sobre como atuar como gerente.
* Afirmou que a flexibilidade era necessária para a aplicação de seus princípios e também que os novos gerentes poderiam aprender a gerenciar.
[PALOMA] As primeiras pessoas a defenderem a administração como uma ciência foram Taylor e Fayol, os quais criaram suas próprias teorias e