Aula 3 - Miopia em Marketing
Dana Alves – UniVap
Professor Rafael Fonseca
1-)Hoje em dia, é preciso pensar em tudo, em que horário você irá acordar, que roupa irá vestir, se ela combina com você, se ela combina com a ocasião que você presenciará, se você quer vesti-la, se precisa vesti-la, se você precisa sair de casa, se quer sair de casa, para onde você vai, etc... Para isso é preciso planejar, pois, se não planejar, muitas coisas podem sair erradas. O problema em uma corporação, muitas vezes não é a existência de problemas, mas sim as soluções para esses problemas, materiais necessários, pessoas especializadas, divisões de tarefas. O mais difícil é quando se ocupa boa parte do tempo planejando soluções sem pensar no marketing, esse é essencial, pois define o futuro da empresa. A empresa pode não ter apenas um produto, mas a inexistência desse produto faz uma diferença considerável, senão brusca na estrutura da organização. Achar que algo não irá acontecer por não existir no momento fatores que influenciem esse acontecimento, não significa que é correto ignorar seu risco. As vezes é preciso pesquisar fora, se atualizar em áreas diversificadas, pois um risco nem sempre é calculado por poder afetar seu alvo diretamente. As vezes, esse risco prefere se aproximar do alvo lentamente, ao longo dos anos, como foi o caso do petróleo em relação a energia elétrica.
2-)Fechamento da empresa, falência, diminuição no fluxo de caixa, perda de valores (materiais, comerciais). A empresa, depois de um certo período, terá que reformular sua estratégia, pois a estratégia que servia antes, não serve mais, pois o contexto agora é outro, a época é outra, as circunstâncias são outras.
3-)Se você uni-las, verá que a estratégia funciona melhor, pois uma complementa a outra, separadas são eficazes ou eficientes, juntas são eficazes e eficientes.