Resenha kotler, philip; armstrong, gary. princípios de marketing, capítulo 1 – marketing: administração de relacionamentos lucrativos com o cliente.•.
Ao definir marketing, Kotler diz que se trata de criar relacionamento duradouro com clientes, no qual eles sentem que têm fácil acesso aos produtos e há criação de valor para as duas partes. No caso da empresa, o valor é o lucro de uma venda e fidelização de cliente. O objetivo de qualquer empresa é [ou deveria ser] identificar e atender necessidades e/ou desejos em setores de mercado bem definidos. Para isso, deve atrair clientes novos. Quando se trata de um mercado maduro e saturado, o único modo de fazer isso é roubando clientes dos competidores, abocanhando uma parcela do market share. Para entender as demandas, deve-se identificar os 5 conceitos de marketing: desejos, que nada mais são que necessidades moldadas por fatores culturais e de personalidade; ofertas ao mercado, seriam produtos, serviços, experiências e ativos intangíveis; valor e satisfação para o cliente; trocas e relacionamentos e, por fim, mercados, representados pelo conjunto de compradores já existentes e os potenciais. Cita-se que não só as organizações, mas também esses [compradores] também fazem marketing. Depois disso, há uma enumeração das etapas a serem seguidas para criação de elaboração de Estratégia de marketing orientada para cliente:
1. Segmentação de mercado e alvo
Escolha de qual setor irá atender, quais necessidades irá atender. Depois, tem de haver escolha de publico alvo. Ora, não se pode agradar a todos.
2. Escolha de proposição de valor
Diferenciação de produto e posicionamento no mercado.
3. Escolha de orientação de marketing predominante:
• De produção: Eficiência de produção e distribuição. Foco no aspecto operacional, para poder reduzir preços
• De produto: aperfeiçoamento de desempenho e características estéticas.
• De venda: efeito escala. A produção em larga escala permite a venda em quantidades maiores.
•