AULA 3 GP III 18 02 2014 1
Prof. Procópio – 3º ADM – Aula - 3
AULA 3
Métodos de Desenvolvimento de Pessoas – Fora do Cargo
•
Tutoria.
É a assistência que executivos oferecem a pessoas que aspiram subir a níveis mais elevados dentro da organização. A progressão na carreira requer que as pessoas sejam favorecidas por pessoas com posições dominantes na organização e que definem os objetivos corporativos, prioridades e padrões.
Dá-se o nome de tutoria (mentoring), quando um gerente exerce um papel ativo em guiar e orientar uma pessoa em sua carreira. Assim como um técnico observa, analisa e tenta melhorar o desempenho dos atletas, o tutor proporciona orientação na hierarquia corporativa, guia, aconselha, da criticas e sugestões para ajudar o crescimento do funcionário.
Tutores ou mentores são executivos que se oferecem para assistir os funcionários juniores de outras áreas da empresa para lhes proporcionar um sistema de apoio e suporte profissional e político. Empresas como Motorola, Prudential promovem internamente os gerentes que fazem tutoria e são bem-sucedidos no sistema corporativo de suporte a funcionários.
Nesse sistema de suporte, o mentor guia e orienta o candidato e responde por ele nos círculos mais altos da organização.
A eficácia dessa técnica repousa na capacidade do tutor. A tutoria pode ocorrer em qualquer nível da organização. Todavia, uma pessoa pode ser um excelente executivo sem que haja a criação de um ambiente de aprendizagem e de suporte para tanto.
•
Aconselhamento de funcionários
O gerente proporciona aconselhamento no sentido de assessorar as pessoas no desempenho de suas atividades.
O aconselhamento se aproxima da abordagem de tutoria, mas difere em um aspecto.
O aconselhamento ocorre quando surge algum problema de desempenho e o foco da discussão é relacionado com o processo de disciplina.
Quando o funcionário apresenta um comportamento inconsistente com o ambiente de trabalho
(ausências, atrasos, irritação,