aula 27 10
DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS E ESTRATÉGIAS DE DETERMINAÇÃO DE PREÇOS
Preços de Referência. Considerando um preço observado, os consumidores o comparam a um preço de referência interno (informação do preço de memória) ou a uma estrutura de referência externa (como um preço praticado no varejo).
Estabelecimento do Preço. Uma empresa estabelece um preço pela primeira vez quando desenvolve um novo produto, quando introduz seu produto habitual em um novo canal de distribuição ou em nova área geográfica e quando participa de licitações de contratos. A empresa deve decidir onde posicionar seu produto em termos de qualidade e preço.
A empresa precisa considerar muitos fatores ao estabelecer sua política de determinação de preços. Na sequencia, descreveremos um processo de seis passos:
1. Seleção do objetivo da determinação de preços.
Por meio da determinação de preços, uma empresa pode perseguir qualquer um destes cinco objetivos principais: sobrevivência, maximização do lucro atual, maximização da participação de mercado, desnatamento máximo do mercado (na determinação dos preços de desnatamento, os preços começam altos e se reduzem gradualmente com o tempo), ou liderança na qualidade do produto.
2. Determinação da demanda.
Em uma situação normal, demanda e preço são inversamente relacionados, quanto mais alto o preço menor a quantidade demandada. Alguns consumidores consideram o preço mais alto indicador de um produto melhor. Entretanto, se for cobrado um preço excessivamente elevado, o nível de demanda pode cair.
As empresas precisam entender a sensibilidade a preço de seus clientes atuais e potenciais, assim como a análises comparativas que as pessoas dispostas a realizar para avaliar o preço em face das especificações dos produtos.
Os profissionais de marketing precisam saber o quanto a demanda seria reativa, ou elástica, a uma mudança de preço. Se a demanda não se altera com uma mudança no preço, dizemos que ela é inelástica. Se a