Aula 2 Administração Financeira
Formas de organização de negócios
Há três tipos de organização de negócios praticados no Brasil, conforme definições abaixo:
1 - FIRMA INDIVIDUAL
É a forma mais antiga e mais utilizada. Representa 80% das empresas existentes, porém suas vendas representam 10% do total das empresas. Nesse modelo, um profissional liberal abre uma firma de maneira rápida e fácil, pois não requer aprovação de órgãos reguladores, e começa a trabalhar. A forma de tributação é simples, pois todos os proventos da firma são lançados no imposto de renda individual do proprietário.
Porém, esse tipo de firma também tem desvantagens, como, por exemplo, não conseguir captar recursos em bancos e outras fontes de financiamento (como a bolsa de valores). Além disso, o dono da empresa responde com capital próprio caso a firma cause prejuízos a terceiros.
2 - SOCIEDADE POR COTAS
É uma forma de organização em que dois ou mais sócios se unem para abrir uma empresa. Pode ser comparada a uma firma individual, porém com mais de um dono. É dividida em sociedade geral e sociedade limitada.
Nas sociedades gerais, os proprietários são responsáveis de maneira ilimitada sobre os prejuízos que a empresa possa causar a terceiros.
Nas sociedades limitadas, os proprietários possuem responsabilidade limitada.
3 - SOCIEDADE POR AÇÕES
Pode ser formada por uma pessoa ou um grupo de pessoas e domina o comércio mundial. Geralmente são grandes empresas e negociam ações em bolsas de valores.
Os proprietários, também chamados de acionistas, possuem responsabilidade limitada ao valor que investiram na empresa, ou seja, se a empresa causar prejuízos a terceiros, o acionista responde até o valor que ele investiu, não comprometendo seu patrimônio pessoal.
Essas empresas possuem diretores e administradores escolhidos pelos acionistas e conseguem ter acesso a fontes de financiamento mais facilmente que os outros tipos de empresas, pois possuem grande porte e muitas regras de