AULA 2 2011 ESTUDO DA EMPRESA E SUA ESTRUTURA
2.1. Conceito de empresa
Empresa pode ser conceituada como a atividade econômica organizada de produção e circulação de bens e serviços, exercida pelo empresário, em caráter profissional, através de um complexo de bens.
Também pode se conceituar como o conjunto organizado que visa exercer uma ou mais atividades fornecendo bens ou serviços com o objetivo de atender alguma necessidade humana.
A organização de fatores de produção (CAPITAL $ + TRABALHO + NATUREZA ) gera uma atividade econômica.
Entidade econômica significa patrimônio + pessoas que possui e administra esse patrimônio.
A entidade econômica pode ser classificada em duas categorias: com fins lucrativos e sem fins lucrativos.
a) Com fins lucrativos – são as de caráter econômico propriamente dito que objetivam produzir e negociar bens, materiais e serviços, obtendo lucro dessa negociação. Os saldos positivos (lucros) são divididos entre os proprietários, bem como os prejuízos são suportados por estes também. Ex: ______ _________________________________________________________________________________.
b) Sem fins lucrativos – são as de caráter social que visam à prestação de serviços sem obtenção de lucro. Empresas que prestam benefícios a sociedade e não visa o objetivo lucro, seus rendimentos cobrem suas despesas e investimentos e não existe a divisão dos saldos positivos e negativos da empresa. Ex: _________________________________________________________________________________.
2.1.1. Órgãos e Registros
O registro de empresa chegou ao Brasil 1808 com os Tribunais da Real Junta do Comércio, Agricultura, Fábrica e Navegação. Em 1875 as atribuições de registro do comércio foram confiadas às Juntas e Inspetorias Comerciais.
O registro visa conferir segurança a certos atos e negócios jurídicos. Por meio do registro, os membros da sociedade passam a ter conhecimento da realização e de detalhes relevantes desses atos e negócios jurídicos