Aula 13 11
Disciplina: História Professora: Bruna Cardoso
Nome: ________________________________________ Data: 13/11/2014
O Renascimento Cultural (XIV – XVI)
O Renascimento fez parte das transformações que ocorrem na Europa na Baixa Idade Média, em especial com o crescimento das cidades e do comércio e o surgimento da burguesia. Em linhas gerais podemos definir o Renascimento como um movimento de renovação artística, intelectual e científica iniciado na Itália no século XIV e que se expandiu pela Europa nos séculos XV e XVI. O termo renascimento foi inicialmente utilizado por intelectuais da cidade de Florença, na Península Itálica, que viveram entre os séculos XV e XVI. A ideia era fazer distinção entre a cultura medieval, atrelada ao pensamento da Igreja Católica, e o “renascer” das artes e ciências, livres dessa influência. Para isso, artistas e estudiosos foram buscar inspiração nas obras clássicas antigas, como aquelas produzidas pelas civilizações gregas e romanas.
Tempos de mudanças Com a expansão urbana e comercial, desenvolveu-se uma mentalidade mais independente das regras da igreja, que procurava conciliar as “coisas do céu” com os interesses da terra. Os burgueses eram os principais representantes dessa nova mentalidade. A palavra de ordem era abandonar as velhas autoridades feudais e os preconceitos religiosos, procurando ajustar a fé aos seus objetivos econômicos e sociais. Dessa forma desenvolveu-se a política moderna, baseada na aliança entre o rei e burguesia, aliança esta que favorecia novos mercados.
O Renascimento faz parte de um conjunto de transformações ocorridas no campo das artes, da política, das técnicas e no conhecimento que o ser humano tinha do universo e de si mesmo. Essas mudanças foram alterando profundamente o modo de vida das pessoas, embora a mentalidade medieval ainda predominasse em diversas regiões da Europa. A partir da Península Itálica, os