Aula 11 E 12 1
11/12
AULAS
Erosão, transporte, deposição sedimentar e diagênese
Objetivos que você deverá alcançar
• Identificar os processos de erosão e transporte sedimentar. • Reconhecer os principais ambientes de deposição sedimentar (também chamados de ambientes de sedimentação). • Identificar os principais processos da diagênese.
Pré-requisito
Aulas 5, 6, 7, 8, 9 e 10.
Dinâmica da Terra | Erosão, transporte, deposição sedimentar e diagênese
Nas aulas 9 e 10 você estudou o intemperismo, conjunto de processos responsável pela decomposição das rochas na superfície terrestre. Esta decomposição é consequência da interação entre diferentes geosferas. Os materiais rochosos decompostos podem permanecer no local onde a decomposição ocorreu, e sofrer uma série de outros processos que resultam na formação de um solo.
Nas próximas aulas você vai entender que em regiões de relevo montanhoso, a espessura dos solos tende a ser menor, uma vez que outro processo irá atuar com mais intensidade: a erosão.
As mesmas águas de chuva capazes de decompor quimicamente uma rocha, são responsáveis pela remoção física dos detritos gerados. Estes detritos podem ser depositados mais adiante nas planícies, e neste novo local terão início os processos de formação de solos. Quando os detritos são depositados sob a água, como por exemplo, no fundo de lagos, em lugar de ocorrerem processos de formação de solos, ocorrerão processos de um outro tipo: processos diagenéticos. Estes processos, com a sua continuação através do tempo geológico, resultam na transformação dos materiais depositados (sedimentos) em rochas consolidadas (rochas sedimentares).
Nestas próximas aulas você vai aprender um pouco mais sobre os processos de erosão, transporte e deposição sedimentar, e ainda sobre a diagênese.
EROSÃO E TRANSPORTE DE PARTÍCULAS
EROSÃO
Remoção de partículas desagregadas produzidas pelo intemperismo. EROSÃO é um processo que pode ser definido como a remoção física de partículas produzidas pelo