Apresentacao Aula 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12
Profª: Letícia Lazarini de Abre
Órgãos Genitais Femininos
Internos
Órgãos Genitais Femininos Externos
Como funciona
Órgãos genitais internos
Órgãos genitais externo s Vagina
Clitóris
Problemas Sexuais
Femininos
Os órgãos genitais externos femininos são conhecidos como vulva. Sob a influência de estrógenos, há uma tendência na mulher de se depositar tecido adiposo à frente da sínfise púbica.
Esta deposição produz uma elevação chamada monte do púbis. Duas dobras arredondadas - os lábios maiores - estendem-se para trás do monte do púbis. A superfície interna é lisa e úmida em decorrência da presença de numerosas glândulas sebáceas. Os lábios menores são duas dobras menores localizadas medialmente aos lábios maiores.
Anteriormente, rodeiam o clítoris. Os lábios menores são altamente vascularizados. Eles circundam um espaço, o vestíbulo, onde se abrem a vagina e a uretra. Diversas glândulas abrem-se no vestíbulo deixando suas paredes úmidas, facilitando o intercurso sexual. O clítoris é uma pequena estrutura alongada localizada na junção anterior dos lábios menores. É homólogo à porção dorsal do pênis e, como este, é formado de tecido erétil. O clítoris é muito sensível ao toque, torna-se ingurgitado de sangue e rígido quando estimulado, contribuindo para o estímulo sexual da mulher.
Hipotálamo e Hipófise O sistema hormonal feminino é formado por três grupos de hormônios: o primeiro é constituído dos fatores liberadores hipotalâmicos, o fator liberador do hormônio folículo-estimulante (FRF) e o fator liberador do hormônio luteinizante (LRF). O segundo são os hormônios da adeno-hipófise, o hormônio folículo-estimulante (FSH) e o hormônio luteinizante (LH), que começam a ser secretados em decorrência dos fatores liberadores hipotalâmicos. E o terceiro são os hormônios ovarianos, o estrogênio e a progesterona, que também, para serem secretados, dependem do estímulo de outros hormônios, neste caso, os da glândula adeno-hipófise.
A