Gerson 1
Agregado em estado solto – determinação da massa unitária, neste ensaio feito em laboratório iremos obter massa unitária do agregado em um recipiente de material metálico sendo a amostra ali colocada sem qualquer adensamento; procurando assim com o ensaio reproduzir a situação da obra em si, onde o operário transporta o agregado em padiolas nas quais foi ele depositado em adensamento.
Com isso determinaremos a massa unitária que será levada em consideração no cálculo de dosagem do concreto ou na dosagem da argamassa, sendo que o mesmo contribuir para a importância do conhecimento do material com o qual iremos trabalha.
Matérias e métodos utilizados
Metálico Os matérias utilizados são balança de precisão recipiente paralelepípedo de material com 15cm³ de volume e 150mm de altura.
Concha para lançar o material, haste para regularizar o agregado; pincel para limpeza da balança. A amostra do ensaio deve ter o dobro do recipiente utilizado; o agregado deve ser lançado através de concha ou pá a uma altura aproximadamente de 10 a 12cm do topo do recipiente, com movimento em linha para esquerda e direita para maior compactação dos agregados depois de ter feito realizar a regularização da superfície do material com uma régua depois pesar o material e anotar os dados. E deve-se realizado pelo menos 2 determinações da massa unitária e com isso os resultados obtidos não devem apresentar desvios maiores de 1% em relação a media. Nosso ensaio teve algumas imprevisto que divirjam as normas, pois os matérias eram diferente mais o procedimento foram bem obtidos e tudo correu bem como o esperado.
Equipamento utilizados
ـBalança com sensibilidade de 0,1 g
-Espátula
-Pá
-Estufa
-Recipiente paralelepípedo com volume de 1,5 litros para medição do volume.
Apresentação dos resultados
A massa unitária do