Aula 1
Prof. Wagner Müller
• Definição:
A Ética é um valor de suma importância para qualquer pessoa, porém muitos não conseguem assimilar e agir segundo os princípios éticos.
A origem da palavra ética tem a mesma base etimológica que a palavra moral, ambas originadas da palavra grega ethos, e a da palavra latina mores, significando hábitos e costumes. Muitos colocam a ética como sendo um conjunto de normas de conduta que devem ser seguidas no exercício de qualquer profissão. É como se fosse uma ação reguladora da ética no desempenho das profissões, fazendo com que os profissionais respeitem seus semelhantes no exercício de sua profissão. O que acontece em geral é que as profissões já possuem uma ética firmada por seus conselhos e leis em questões que ultrapassam o campo profissional.
Questões como eutanásia, pena de morte e aborto, são questões morais que se apresentam como problemas éticos, pois pedem uma profunda reflexão.
Nós profissionais, ao nos depararmos com tal situação, não olhamos para ela apenas como profissionais, mas como pensantes onde confrontamos valores, moral e ética.
A reflexão ética entra na moralidade de qualquer atividade profissional humana.
Sendo a ética inerente a vida humana, sua importância é bastante evidenciada na vida profissional onde temos responsabilidades individuais e sociais onde envolvemos pessoas que se beneficiam dela.
Em nossas relações cotidianas estamos sempre diante de problemas do tipo:
Devo sempre dizer a verdade ou existem ocasiões em que posso mentir?
Será que é correto tomar tal atitude?
Devo ajudar um amigo em perigo, mesmo correndo risco de vida?
Existe alguma ocasião em que seria correto atravessar um sinal de trânsito vermelho?
Os soldados que matam numa guerra, podem ser moralmente condenados por seus crimes ou estão apenas cumprindo ordens? Essas perguntas nos colocam diante de problemas práticos, que aparecem nas relações reais, efetivas entre indivíduos.
São