Aula 1
DE RISCOS
PERIGO é a fonte geradora de sinistros.
RISCO é a exposição ao PERIGO.
Análise de Riscos
Atividade voltada para o desenvolvimento de uma estimativa, qualitativa ou quantitativa, do risco, baseada na engenharia de avaliação e em técnicas estruturadas para promover a combinação das frequências e consequências de um acidente.
Avaliação de Riscos
Processo que utiliza os resultados da
Análise de riscos para a tomada de decisão quanto ao gerenciamento dos riscos, através da comparação com critérios de tolerabilidade de riscos previamente estabelecidos.
Gerenciamento de Riscos
É a formulação e implantação de medidas e procedimentos, técnicos e administrativos, que têm por finalidade prevenir, controlar ou reduzir os riscos existentes no ambiente de trabalho, tendo também por objetivo, manter essa instalação operando dentro de requisitos de segurança considerados toleráveis.
O RISCO está sempre associado à chance de acontecer um evento indesejado; assim, deve-se entender que o PERIGO é uma propriedade intrínseca de uma situação, ser ou coisa, e não pode ser controlado ou reduzido; por outro lado, o risco sempre pode ser gerenciado, atuando-se na sua frequência de ocorrência, nas consequências ou em ambas.
Dessa forma, o risco pode ser expresso como uma função desses dois fatores, conforme apresentado na equação que segue, onde:
𝑛,𝑚
𝑅=
𝑓𝑖 ∙ 𝐶𝑗
𝑖,𝑗
R = risco
F = frequência de ocorrência
C = consequências
Método simples
𝑃𝑒𝑟𝑖𝑔𝑜
𝑅𝑖𝑠𝑐𝑜 =
𝑚𝑒𝑑𝑖𝑑𝑎𝑠 𝑝𝑟𝑒𝑣𝑒𝑛𝑡𝑖𝑣𝑎𝑠
Um estudo de Análise de Riscos deve ter por principal objetivo responder às seguintes questões:
O que pode ocorrer de errado?
Quais são as causas básicas dos eventos indesejados?
Quais são as consequências?
Quais as frequências de ocorrência dos acidentes?
Os riscos são toleráveis?