Aula 1
Situando a Administração da Educação como uma prática social no interior de uma sociedade de interesses opostos. identificam-se as alternativas de administrar a educação a serviço do capital ou a serviço da maioria da população. Afirmando a necessidade da superação da sofisticação do mesmo e do desenvolvimento incrementa!. o autor sugere uma prática relevante da Administração da Educação a serviço de um projeto pedagógico que contribua para a transformação da sociedade brasileira. Aponta riscos e compromissos decorrentes desta prática. tanto na sua dimensão teórica quanto na sua dimensão de ação.
INTRODUÇÃO
As presentes reflexões objetivam contribuir para o debate sobre a função sócio-política da Administração da Educação. Considerando a contextualização das intervenções educativas e a consequente vinculação entre a prática da Administração da Educação e a formação da sociedade brasileira, importa repensar a função básica da Administração da Educação no interior desta sociedade, caracterizada por relações de dominação.
1 CONTEXTUALIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO: ELEMENTOS PARA O DEBATE DOS PRESSUPOSTOS
A preocupação prioritária da Administração da Educação parece estar mudando de enfoque e de perspectiva, tanto na instauração e na avaliação de sua prática quanto na produção e transmissão de conhecimentos. Esta mudança traz consequências para a elaboração teórica, para a atuação concreta e para a formação dos administradores da educação.
2 O PESO DO PASSADO E A TRANSCENDÊNCIA DO INCREMENTAL
Os profissionais da Administração da Educação estamos profundamente marcados pela repetição. ampliação e sofisticação do instrumental técnico para o exercício da gerência da educação, Reduzimos o horizonte da função de nossas teorias e de nossa atuação para dentro da organização das intervenções e das instituições educativas, E, crescentemente, sofremos o impacto da consciência e da constatação da irrelevância de nossa prática.
Os