Aula 1 liderança
Prof. Cristiane Sant'Anna Santos
LIDERANÇA E GERENCIAMENTO são temas da Psicologia Organizacional. O gestor convive com a missão de liderar pessoas e obter resultados por intermédio de pessoas. A Psicologia Organizacional ajuda a entender e a delinear o papel do líder dentro de sua equipe. Traz, também, contribuições no estudo do gerenciamento de processos e situações, otimizando a produção e motivando o trabalhador.
FIORELLI, José Osmir. Psicologia para Administradores. São Paulo: Atlas, 2000. 22p.-26p.
Prof. Cristiane Sant'Anna Santos
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
A Psicologia Organizacional é uma ciência que estuda e preocupa-se com os recursos humanos nas organizações, buscando o bem estar dos pessoas no ambiente de trabalho. Segundo Muchinsky (2004), a Primeira e a Segunda Guerra Mundial foram importantes impulsos para o desenvolvimento e reconhecimento da psicologia organizacional. Na Primeira Guerra comitês de psicólogos investigavam a motivação dos soldados, a moral e problemas psicológicos decorrentes da incapacidade física e de disciplina. Também desenvolveram uma série de testes de inteligência geral e pesquisas sobre a melhor colocação para os soldados alistados.
Prof. Cristiane Sant'Anna Santos
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
E no decorrer da Segunda guerra as empresas descobriram que muitas das técnicas eram úteis em empresas, principalmente nas áreas de seleção, treinamento e desenvolvimento de líderes empresariais. Durante as duas Guerras Mundiais a psicologia organizacional expandiu-se para a maioria das áreas nas quais ela é utilizada hoje.
Prof. Cristiane Sant'Anna Santos
GERENCIAMENTO
Gerenciamento: sinônimo de condução, de gestão, de administração, ou seja, ação de direção de processos complexos para o desenvolvimento eficaz e racional desses processos. Gerência não é algo que fazemos para os outros. Gerenciamos processos, recursos, orçamentos,