AULA 1 Eng Economica
AULA 1: Introdução a Macroeconomia
Prof. Paulo Vagner Ferreira
Bibliografia Básica: PINHO & VASCONCELOS (2003, pp. 261-268)
Bibliografia Complementar: MOCHÓN (2002, pp. 177-190)
1 ASPECTOS GERAIS DE MACROECONOMIA
A Macroeconomia é o ramo da economia que estuda o comportamento dos agregados econômicos. Para compreender melhor o que são esses agregados, acompanhe o raciocínio a seguir: Diariamente no Brasil, milhares de empresas empregam milhões de trabalhadores para produzir bilhões de Reais em mercadorias e serviços.
O nível de emprego (ou desemprego) na economia depende da capacidade de geração de empregos das empresas e do governo, bem como, da quantidade de indivíduos aptos ao trabalho na economia.
Assim, o nível emprego é o resultado da capacidade de absorção de trabalho de cada empresa e de cada órgão público, somado para o conjunto de todas as empresas e governos. O desemprego é o residual da parte da população apta ao trabalho que não foi absorvida nas atividades produtivas.
O desemprego é o reflexo mais visível das crises econômicas. Isto acontece porque o mercado de trabalho é o “responsável” por acomodar as flutuações econômicas.
A demissão de pessoal em tempos de crise é realizada para adaptar os custos das empresas a nova realidade de faturamento e manutenção de lucratividade dos negócios.
Para produzir, as empresas utilizam fatores de produção1, a soma dos valores da produção de bens finais de todas as empresas no país
(produção
total menos bens intermediários) permite chegar-se ao agregado econômico chamado Produto
Interno Bruto (PIB). Portanto, o PIB é a soma da produção de bens finais de todas as empresas de um país.
A produção das empresas é transacionada nos mais diversos mercados, a soja no mercado agrícola de grãos, os automóveis no mercado de veículos automotores, os serviços financeiros, no mercado financeiro e, assim por diante.
As transações de todos os bens e serviços ocorrem aos preços definidos
nestes