Aula 06 - ètica
"A negociação é um instrumento relevante de gestão, cujo teor e motivação tem sentido ético, pois visa essencialmente, através de acordo, Chegar à verdade comum.. não há ética em equipe sem negociação e consenso" p.101.
"Consenso são verdades comuns que resultam de negociação, por isso, são comuns" p. 101.
A gestão participativa expressa uma administração ética ao valorizar o diálogo, a comunicação – e, para isso, é preciso que aprendamos a ouvir.
Ouvir é uma atitude ética porque ouvir é não calar-se. Ouvir é mostrar interesse, acompanhar o raciocínio do outro e manifestar-se no momento oportuno. Em algumas situações, a mudez é ofensiva e agressiva.
A falta de feedback é uma das tragédias da Comunicação e um dos fatores determinantes para que não haja o diálogo, a negociação.
É preciso re-aprender a ouvir ou aprender a ouvir atentamente, interativamente e inteligentemente. Ouvir é uma atitude ética, pois significa respeito pela opinião do outro.
Sem ouvir não há consenso, não há negociação, não há ética.
Na arte de ouvir e falar está o segredo da convivência harmônica e produtiva.
A negociação é um processo ético imprescindível ao líder, daí a importância que seja bem entendida por todos nós que trabalhamos com relações humanas.
São características da Negociação:
1. Relacionar-se com o outro: o homem está permanentemente em interação; nenhum homem e nenhuma organização são uma ilha.
2. Ser política: Todos nós influenciamos e somos influenciados o tempo todo; lideramos e somos liderados em uma situação; vivemos debaixo de uma relação de poder na interação social, que nem sempre é exercida somente por aqueles que detêm a autoridade formal. Isso é política.
3. Incluir as diferenças: São as diferenças individuais que tornam viáveis os grupos e os enriquecem culturalmente. Quando os talentos se completam e se harmonizam, transforma-se a realidade em algo grupal.