Aula 04 Direito 1 SEMESTRE B 24 03 2015 1
O Poder do Inconsciente II
1º semestre B
24 03 2015
ESTRUTURA TRIPARTITE DA MENTE
Freud buscou inspiração na cultura grega; as partes da alma de Platão correspondem ao Id, ao Superego e ao Ego da sua teoria que atribui funções físicas para as partes ou órgãos da mente (1923 - "O Ego e o Id"):
Id (Freud) - alma concupiscente (Platão)
O Superego (Freud) – vigilantes (Platão)
O Ego (Freud) - alma racional (Platão)
2
ESTRUTURA TRIPARTITE DA MENTE
1.) ID:
É regido pelo "princípio do prazer“
Função: descarregar as tensões biológicas.
É a reserva inconsciente dos desejos e impulsos de origem genética e voltados para a preservação e propagação da vida.
3
ESTRUTURA TRIPARTITE DA MENTE
2.) Superego: o É gradualmente formado no “Ego”; o Se comporta como um vigilante moral; o Contém os valores morais e atua como juiz moral; o Também inconsciente, faz a censura dos impulsos que a sociedade e a cultura proíbem ao Id, impedindo o indivíduo de satisfazer plenamente seus instintos e desejos.
.
4
ESTRUTURA TRIPARTITE DA MENTE
2.) SUPEREGO o É o órgão da repressão, particularmente a repressão sexual. o Manifesta-se a consciência indiretamente, sob a forma da moral, como um conjunto de interdições e de deveres, e por meio da educação, pela produção da imagem do
"Eu ideal", isto é, da pessoa moral, boa e virtuosa. o O Superego ou censura desenvolve-se em um período que Freud designa como período de latência, situado entre os 6 ou 7 anos e o inicio da puberdade ou adolescência. Nesse período, forma-se nossa personalidade moral e social.
5
ESTRUTURA TRIPARTITE DA MENTE
3.) EGO:
É a consciência, pequena parte da vida psíquica, subtraída aos desejos do Id e à repressão do Superego.
Lida com a estimulação que vem tanto da própria mente como do mundo exterior.
Racionaliza em favor do Id, mas é governado pelo "princípio de realidade" ou seja, a necessidade de encontrar objetos que possam satisfazer ao Id sem transgredir as exigências do Superego.
6