Aula 01 Ventila O Natural
Prof. Ricardo Maioli
VENTILAÇÃO NATURAL
A ventilação proporciona a renovação do ar do ambiente, sendo de grande importância para higiene em geral e para o conforto térmico de verão em regiões de clima temperado e de clima quente e úmido.
A renovação do ar dos ambientes proporciona a dissipação de calor e a desconcentração de vapores, fumaça, poeiras, de poluentes, enfim. A ventilação pode também ser feita por efeitos mecânicos mas abordaremos apenas a ventilação natural como um dos meios de controle térmico do ambiente.
A ventilação natural é o deslocamento do ar através do edifício, através de aberturas, umas funcionando como entrada e outras, como saída. Assim, as aberturas para ventilação deverão estar dimensionadas e posicionadas de modo a proporcionar um fluxo de ar adequado ao recinto. O fluxo de ar que entra ou sai do edifício depende de pressão do ar entre os ambientes internos e externos, da resistência ao fluxo de ar oferecida pelas aberturas, pelas obstruções internas e de uma série de implicações relativas à incidência do vento e forma do edifício.
A diferença de pressões exercidas pelo ar sobre um edifício pode ser causada pelo vento ou pela diferença de densidade do ar interno e externo, ou por ambas as forças agindo simultaneamente. A força dos ventos promove a movimentação do ar através dos ambiente, produzindo a ventilação denominada ação dos ventos ou por diferença de pressão. O efeito da diferença de densidade provoca o chamado efeito chaminé (FROTA; SCHIFFER, 2009).
Assim, a ventilação natural dos edifícios se faz através desses dois mecanismos:
•
•
ventilação por ação dos ventos ou diferença de pressão ventilação por efeito chaminé
Importância da Ventilação natural:
•
Conforto higrotérmico:
_Resfriamento e/ ou aquecimento das estruturas;
_Remoção do excesso de calor;
_Resfriamento do corpo humano;
•
Durabilidade dos materiais:
_Remoção do vapor d`água para redução do risco de condensação.
•
Saúde: