Aula 01 temp
Entre falas e discursos: as sensíveis relações entre política e poder
Lenin Pires
Aula 1 • Entre falas e discursos: as sensíveis relações entre política e poder
Aula 1 •
Aula 1 •
Meta
Introduzir a disciplina Discursos de Poder e Segurança Pública, estabelecendo distinções e aproximações entre noções e conceitos-chave para seu desenvolvimento.
Objetivos
Esperamos que, ao final desta aula, você seja capaz de:
1. explicar a diferença entre Fala e Discurso;
2. conceituar Política, Poder e suas vinculações com o tema da Segurança Pública;
3. reconhecer âmbitos onde Discursos de Poder podem ser veiculados.
2
Discursos de poder e Segurança Pública
Introdução
Os ditados populares são boas pistas para refletirmos sobre as implicações do falar. As formas comunicativas são, em resumo, a razão de ser de uma sociedade. Podemos encontrar, nas expressões populares, outras implicações presentes na ordem da comunicação. Falamos, mais especificamente, da “ordem do discurso”. Ou seja, de certo conteúdo moral ou político capaz de revelar um determinado espaço ou região social do qual emerge uma fórmula para a vida em sociedade.
Você conhece alguém que fala muito? É muito comum que uma pessoa critique outra por ser “falastrão”. Seja por que “fala pelos cotovelos”, seja por que “é de muita fala, mas de pouca ação”. Expressões mais críticas podem associar um falastrão com um “cão que ladra, mas não morde”.
Seja como for, essas expressões nos ajudam a pensar que socialmente se espera muito mais do ato de falar do que simplesmente “jogar palavras
3
Aula 1 • Entre falas e discursos: as sensíveis relações entre política e poder
Aula 1 •
Aula 1 •
ao vento”. Ou seja, o quanto você fala e a forma como você fala podem dizer muito sobre quem você é e como as pessoas o vêem.
Nesta disciplina, vamos problematizar estas impressões. Vamos argumentar que o “falar”, em alguns casos, implica, sobretudo, ter um discurso. E que este último, muitas vezes, não se