Auguste comte
*Nasceu no dia 19 de janeiro de 1798, na cidade de Montpellier, França, de uma família católica e monarquista, vivendo a infância na França napoleônica. Estudou no colégio de sua cidade e depois na escola Politécnica em Paris. Tornou-se discípulo de Saint-Simon, de quem sofreu grande influência.
* Sobre as ciências, distinguia as abstratas das concretas, sendo que a ciência mais complexa e profunda seria a Sociologia.
* É importante situar o desenvolvimento do pensamento positivista no contexto histórico do século.
* A expansão da Revolução Industrial pela Europa, obtida pelas revoluções burguesas que atingiram todos os países europeus até 1870, trouxe consigo a destruição da velha ordem feudal e consolidação da nova sociedade – a capitalista -, estruturada sobre a indústria.
* O capitalismo financeiro necessitava de novos mercados para poder crescer, pois era perigoso continuar investindo na indústria européia sem causar novas e mais profundas crises de superprodução. Assim desencadeando a corrida para a conquista de impérios além-mar, onde os alvos eram a África e a Ásia.
* A conquista, a dominação e a transformação da Ásia e da Ásia pela Europa precisavam apresentar uma justificativa que ultrapassasse os interesses econômicos imediatos, explicando assim, o fato de a conquista européia estar revestida de um manto humanitário que ocultava a violência da ação colonizadora.
* Entendia-se que o ápice da humanidade – o mais alto grau de civilização a que o homem poderia chegar – seria a sociedade industrial européia do século XIX.
* Charles Darwin entendia que as diversas espécies de seres vivos se transformam continuamente com a finalidade de se aperfeiçoar e garantir a sobrevivência. Em conseqüência, os organismos tendem a se adaptar cada vez melhor ao ambiente, criando formas mais complexas e avançadas de existência, que possibilitam, pela competição natural, a sobrevivência dos seres mais aptos e evoluídos.
* darwinismo