AUDITORIA
(V) Uma das melhores formas de o futuro investidor avaliar uma empresa é por meio de suas demonstrações contábeis. (V) O auditor externo é o profissional que examina as demonstrações contábeis da empresa e emite sua opinião. (F) Pelo balanço patrimonial o futuro investidor pode avaliar a capacidade da empresa de gerar recursos. (F) O auditor externo, para dar sua opinião ou parecer, tem de examinar todos os lançamentos contábeis da empresa. (F) O Ibracon tem como finalidade principal a fiscalização do mercador de capitais no Brasil.
Relacione abaixo os principais órgãos vinculados aos auditores. CVM – Comissão de valores mobiliários - Instituto dos Auditores Independentes do Brasil - Conselho Federal de Contabilidade e Conselhos Regionais de Contabilidade - Instituto dos Auditores Internos do Brasil
(Auditor externo) Não é empregado da empresa auditada
(CVM) Órgão fiscalizador do mercado de capitais no Brasil (CRC) Órgão de registro dos contadores
(Audibra) Associação de apenas auditores internos (Ibracon) Associação de auditores independentes.
Relacione cinco motivos que levam uma empresa a contratar os serviços de um auditor externo ou independente. Obrigação legal (companhias abertas, fundos de pensão, seguradoras). etc. Como medida de controle interno tomada pelos acionistas, proprietários ou administradores da empresa; Imposição de um banco para ceder empréstimos; Imposição de um fornecedor para financiar a compra de matéria – prima; A fim de atender às exigências do próprio estatuto ou contrato social da companhia ou empresa.
O principal objetivo do auditor externo é: examinar as demonstrações contábeis e emitir sua opinião.
Para auditar uma companhia aberta, o auditor externo deve registrar-se obrigatoriamente no seguinte órgão: CVM - FUNDADA 1976.
Um dos objetivos do Ibracon é: fixar princípios de contabilidade
O objetivo da administração da Empresa é a necessidade de dar maior