Auditoria
ACADEMICOS:
Adriane Garcia1
Deborah de Assis¹
Fernando Jose¹
Kelvia Elisama¹
Raul Cambraia¹
A Relevância da Auditoria no Processo Falimentar
Palavras Chaves: Processo Falimentar, Auditoria.
Resumo:
Neste trabalho iremos falar sobre a relevância da auditoria no processo falimentar, mas antes de entrarmos neste assunto, primeiramente iremos destacar o que e uma auditoria, e o que vem a ser um auditor interno.
Uma auditoria é uma revisão das demonstrações financeiras, do sistema financeiro, registros, transações e operações de uma entidade ou de um projeto, efetuada por contadores, com a finalidade de assegurar a fidelidade dos registros e proporcionar credibilidade às demonstrações financeiras e outros relatórios da administração. Ela também identifica deficiências no sistema de controle interno e no sistema financeiro e apresenta recomendações para melhorá-los
Para CREPALDI (2010), “De forma bastante simples, pode-se defini-la como levantamentos, estudo e avaliações sistêmicas das transações, procedimentos, operações, rotinas, e das demonstrações financeiras de uma entidade”.
As auditorias podem diferir substancialmente, dependendo de seus objetivos, das atividades para os quais se utilizam as auditorias e dos relatórios que se espera receber dos auditores.
A figura do auditor pode parecer, para muitos, mais com a de um avaliador que vigia as atividades dos demais. Porém, esta é uma ideia errada, a auditoria pode ser definida como um conjunto de ações usadas para assessorar e prestar consultoria para a organização. Os procedimentos são verificados através de controles internos (ou externos) que dão margem para o auditor opinar e aconselhar visando a melhoria da empresa.
A auditoria compreende todos os processos internos e não apenas o setor financeiro da organização. Ela funciona como uma consultoria que atende às necessidades dos sócios-investidores, dos acionistas ou, mesmo, do Estado, a fim de que a empresa evolua e cumpra as