auditoria
LAUDO TÉCNICO
Referência
Regional de Vitória da Conquista
Promotoria de Justiça de Vitória da Conquista
Município de Vitória da Conquista
Lixão da sede municipal de Vitória da Conquista
Análise Técnica
A sistemática de avaliação dos pontos de Disposição Final de Resíduos
Sólidos – DFRS do Estado da Bahia desenvolvido pelo programa DESAFIO
DO LIXO e inspecionados no ano de 2006 consiste na identificação de informações relativas a estes pontos, 13 delas levantadas durante as visitas a campo, 4 extraídas da avaliação de cartas gráficas do Sistema
Geobahia e as outras 3 são informações secundárias, fornecidas pelo
Centro de Recursos Ambientais – CRA e pelo Departamento de Estradas e Rodagens - DERBA.
As informações relativas a cada ponto de DFRS serão apresentadas a seguir no quadro “Informações relativas ao ponto de disposição de resíduos”. Para melhor compreensão das informações levantadas, segue-se um breve descritivo de cada parâmetro e de sua importância para avaliação da qualidade ambiental do ponto de DFRS.
Informações Levantadas em Campo
A Coordenada Geográfica é uma informação que permite a identificação do ponto de disposição final em mapas, tornando possível a extração de diversas informações disponíveis em bases cartográficas.
O levantamento das coordenadas foi feito com uso de GPS, que é um equipamento receptor do sistema de posicionamento por satélites.
A identificação da Tecnologia utilizada para a disposição final dos resíduos permite a caracterização deste ponto como lixão, aterro simplificado, aterro sanitário convencional, central de entulhos e podas e estação de transbordo 1 . Um lixão, per si, já se constitui em irregularidade perante a legislação ambiental.
A declividade da área de DFRS é um parâmetro com fortes implicações operacionais: uma alta declividade pode representar maior dificuldade para conformação da massa de lixo, maior facilidade para o escoamento superficial do