AUDITORIA
Auditoria é a técnica contábil que examina os documentos e registros contábeis para verificar, prevenir fraudes e erros dentro de uma empresa ou setor.
O sistemático exame dos registros visa apresentar conclusões críticas e opiniões sobre situações patrimoniais de uma determinada empresa, emitindo parecer das demonstrações financeiras, informando se representam ou não a verdadeira situação patrimonial, econômica e financeira da entidade, na data de suas elaborações.
Através do levantamento, estudo e avaliação sistemática das transações, procedimentos, operações, rotinas e das demonstrações financeiras, a auditoria controla e evita situações que propiciem fraudes, desfalques e suborno.
Auditoria é um exame cuidadoso, sistemático e independente das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor, cujo objetivo é averiguar se elas estão de acordo com as disposições planejadas e/ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficácia e se estão adequadas (em conformidade) à consecução dos objetivos. (SITE WIKIPÉDIA, s.d.)
1.1 O AUDITOR
O profissional capaz de testar a veracidade das informações apresentadas nos registros contábeis, bem como possuindo competência legal como contador e tendo conhecimento em diversas áreas, chama-se Auditor. Cabe ao auditor emitir sua opinião através da obtenção de elementos de satisfação sobre o trabalho em estudo.
Conforme Perez Jr. (1998, p. 13):
Auditor é o profissional que, possuindo competência legal como contador e conhecimento em áreas correlatas, como tributos, modernas técnicas empresarias e outras, aliadas aos conhecimentos de normas e procedimentos de auditoria, procurará obter elementos de satisfação que o levem a fundamentar e a emitir sua opinião sobre o objeto de estudo (Sistema de Controles Internos, Demonstrações Contábeis etc).
O auditor com adequado nível de inteligência, competência técnica e habilidade para tratar com pessoas em todos os níveis da empresa,