Auditoria
Uma vez implementado e certificado o sistema de BPF, a entidade certificadora verificará a manutenção do sistema certificado. Assim, periodicamente a FCAV faz auditorias “in loco” para checar se o sistema ainda se mantém adequado e conforme. 2. Quais são os possíveis resultados de uma auditoria de certificação?
A equipe auditora, com base nas constatações da auditoria, pode tomar as seguintes decisões:
- Recomendação da Certificação (mediante apresentação de um Plano de Ação para as não-conformidades eventualmente detectadas);
- Recomendação da Certificação com Auditoria Documental para as não conformidades críticas;
- Recomendação da Certificação com Auditoria de “Follow Up” para as não-conformidades críticas;
- Não recomendação da certificação – neste caso a empresa pode solicitar nova auditoria no prazo máximo estabelecido pela equipe auditora. 3. O que é recertificação? Ela é obrigatória?
Após três anos da certificação da empresa, o sistema necessita ser reavaliado de forma completa, para que a certificação seja renovada. Este procedimento é a chamada “Auditoria de Recertificação”.
4. O que é comissão de certificação?
O relatório da equipe auditora é levado à Comissão de Certificação da FCAV, da qual participam membros externos à FCAV e eventuais apelações de clientes são levadas em conta. Isto quer dizer que, caso a empresa não concorde com o parecer da equipe auditora com referência a resultado final ou com relação a uma particular observação, pode recorrer a uma instância maior que é esta Comissão.
É a Comissão de Certificação que valida o parecer da equipe auditora, autorizando a emissão do certificado.
5. Existe certificação com reconhecimento internacional?
Não. Uma entidade certificadora sempre opera dentro de um ou mais sistemas nacionais de certificação. Existem órgãos nacionais que regulam as atividades dos organismos de certificação (chamados