Auditoria e arbitragem ambiental
Resumo: O presente artigo tem por objetivo estudar a auditoria ambiental, como ela pode ser utilizada como instrumento importante de prevenção de acidentes ambientais dentro de um sistema gestão ambiental eficaz, que engloba o setor estratégico da empresa; juntamente com a arbitragem ambiental como meio de solução de controvérsias ambientais, método de solução de conflitos extrajudiciais, que se comparado aos métodos judiciais, tem uma series de vantagens, tais como: processo é solucionado de forma mais rápida, onde veremos que em se tratando de meio ambiente a celeridade do processo é muito importante para efetiva correção e minimizar a degradação; custos mais baixos; entre outras.
1. INTRODUAÇÃO
Nas últimas décadas, poucos assuntos têm tido tanta repercussão no mundo como a questão ambiental, pois o alto grau de degradação do meio ambiente vem comprometendo seriamente a qualidade de vida do planeta e encontrar caminhos sustentáveis de interação com o meio ambiente e o crescimento econômico é um dos principais desafios na atualidade.
Como auxilio para superar esses desafios, ferramentas como um sistema de gestão ambiental empresarial eficiente, com ações preventivas para evitar possíveis desastres no meio ambiente e métodos de resolução de conflitos mais eficazes, solucionado questões ambientais importantes, a fim de recuperar ou corrigi mais rapidamente algum dano ao meio ambiente, são extremamente importante. Nesse estudo iremos privilegiar as auditorias ambientais, bem como o método extrajudicial de resolução de conflitos, a arbitragem no âmbito ambiental.
O termo gestão ambiental é bastante abrangente, sendo usada para designar ações ambientais de um modo geral. Uma das ferramentas da gestão ambiental para prevenção é a auditoria ambiental, que deve ser um utensílio comum nos negócios para auxiliar na implantação de políticas, aprendizados, condutas e/ou