Auditoria interna
Este trabalho tem como finalidade uma breve analise das atividades do auditor interno e como estas podem influenciar no processo de gestão, dando ênfase a necessidade de revisar os vários processos executados pelos setores de uma organização.
O contador na modalidade de auditor passou a ter papel importante para os administradores, pois era preciso um acompanhamento periódico das atividades exercidas internamente pelos membros das organizações visando uma melhoria na eficiência e eficácia das atividades internas.
Diante disso, surge o seguinte questionamento: ”Como pode o auditor interno interferir no processo de gestão”? A presente pesquisa tem como objetivo geral demonstrar a importância da Auditoria Interna de Processos nas organizações, e que esta Auditoria pode ser entendida como uma ferramenta de apoio à gestão através da avaliação, melhoria e fortalecimento de fluxos de processos organizacionais e dos controles internos aplicáveis. De forma que como objetivos específicos irá relatar o conceito e objetivos da auditoria interna; Descrever gestão organizacional e Evidenciar quais vantagens a auditoria interna trás para o processo de gestão.
O motivo para a elaboração da presente pesquisa é a importância que um profissional de contabilidade em uma especialidade específica como a Auditoria pode exercer em um processo de tomada de decisão e como este pode sugerir mudanças ou ate mesmo complementar certas normas ou regras internas para que melhore de forma positiva os resultados obtidos em um determinado período de tempo. O presente trabalho consiste numa pesquisa exploratória sobre o tema auditoria interna e gestão organizacional, baseando no confronto entre auditores e administradores, como a auditoria pode ser usada como ferramenta pela gestão e como ambos podem ter compartilhamento na tomada de decisão. A pesquisa esta pautada em conceitos e aplicações de autores de livros, publicações e artigos da internet e