AUDITORIA: AS RESPONSABILIDADES DOS AUDITORES PERANTE AS EMPRESAS
PRO-REITORIA DE HUMANIDADES CIENCIAS SOCIAIS
CURSO DE CIENCIA CONTÁBEIS
AUDITORIA: AS RESPONSABILIDADES DOS AUDITORES PERANTE AS EMPRESAS.
Arnoldo Werlich Cintia Machado Débora Rodrigues Fernanda Bouças Mellissa Simas Thais Cruzeiro
RESUMO: A atuação do auditor como sinônimo de confiança e credibilidade implica diretamente na condução de seus trabalhos. O auditor ao conduzir uma auditoria deve atentar para obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis estão livres de distorções relevantes, oriundas de fraudes ou erros, de forma que o auditor possa expressar uma opinião sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável, em todos os aspectos relevantes.
Palavras-Chave: Auditoria, Responsabilidade, Fraude.
INTRODUÇÃO
Nos contextos nacional e internacional da profissão contábil, o auditor tem exercido um papel fundamental. A atividade profissional do auditor independente tem ajudado a impulsionar o desenvolvimento dos mercados, além de contribuir para o estabelecimento da ordem socioeconômica mundial. Na visão dos usuários externos da informação contábil, e dos próprios clientes, a atuação do auditor é sinônimo de confiança e credibilidade. (SANTOS e GRATERON, 2003).
A atuação do auditor como sinônimo de confiança e credibilidade implica diretamente na condução de seus trabalhos. O auditor ao conduzir uma auditoria deve atentar para obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis estão livres de distorções relevantes, oriundas de fraudes ou erros, de forma que o auditor possa expressar uma opinião sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável, em todos os aspectos relevantes.
Existe a opinião generalizada, entre os utilizadores da informação financeira, de que qualquer pessoa que tenha um determinado interesse