Atv I Un I
SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Pólo UAB em Faxinal – Turma 01
_______________________________________________________________
ALUNO: FABIANA MUSTAPHÁ CILIÃO DE SOUZA
R.A.: 101010017391
DISCIPLINA: ECONOMIA BRASILEIRA
ATIVIDADE: 1 DA UNIDADE 1
Utilizando como base o que você leu na Unidade I sobre “Fundamentos Políticos da Formação Econômica do Brasil” em seu livro-texto, efetue uma análise buscando inspiração no texto da leitura obrigatória: “Era Vargas (1930-1945)”.
A Economia do Nosso País
A Economia Brasileira vem contando história desde a época do Brasil colonial, onde após os fazendeiros de café saírem do poder, desde 1894, partindo então, para as atividades industriais de até 1930. A partir deste ano uma nova economia brasileira começa a ser traçada, devido a Revolução de 1930.
Durante este período com Getúlio Vargas, começa a fase do populismo, cujo este possui características patrimonialistas, onde seu modelo econômico era baseado no intervencionismo estatal, e seu objetivo era desenvolver um capitalismo industrial nacional.
Em 1964 até 1984, o país passa pelo Período Militar, onde foi criado o Sistema Nacional de informação (SNI), onde vários direitos políticos foram casados, dentre eles movimentos sindicais, estudantis e camponeses, determinando o fechamento do congresso. A fim de acertar a inflação e novas regras cambiais, salariais e tributárias, com este governo criou-se então o Plano de Ação Econômica Governamental (PAEG), cujo seus responsáveis eram Roberto de Oliveira Campos e Octavio Bulhões.
Após o Período Militar engrena o Período Democrático, onde foi criado o Plano Cruzado para aquecer a economia brasileira, que passava por dificuldades devido o seu crescimento, neste plano a nova moeda Cruzado substitui o Cruzeiro. Este plano obteve sucesso apenas no início e depois veio a fracassar. Então o governo brasileiro criou o Plano