Atv De Sociologia PROVA
Nome: Rita de kássia de Sousa Amorim
Professor(a): Maria do Carmo
Turno: Manhã- P2
Curso: Direito
1. com base na leitura do capitulo sobre marx,
a) explique como “O valor diário ou semanal da força de trabalho difere completamente do funcionamento diário ou semanal dessa mesma força de trabalho” e qual a relação entre essa diferença e a obtenção da mais-valia.
b) o que é alienação e quais os tipos de alienação e comente- os.
c) com base no documentário a servidão moderna como o desenvolvimento do capitalismo acelerou o processo de alienação.
d) o que é sociologia juridica e qual a relação do direito com os fatos sociais
b) Alienação: Pra Marx, “além de não se perceberem como sujeitos e agentes, os homens se submetem às condições sociais, políticas, culturais, como se elas tivessem vida própria”. Acreditam que a sociedade não foi instituída por eles; não se reconhecem como sujeitos sociais, políticos, históricos, como agentes e criadores da realidade.
Marx retrata a alienação 1) em relação ao produto do trabalho, 2) no processo de produção, 3) em relação à existência do indivíduo enquanto membro do gênero humano e 4) em relação aos outros indivíduos.
1) A alienação em relação ao produto do trabalho. Este é o estranhamento em não se reconhecer num produto que tem dentro de si a essência do trabalhador. É a pobreza gerada ao trabalhador enquanto, ao mesmo tempo, se gera a riqueza do capitalista.
2) A alienação no processo de produção. Esta alienação é o que Marx chama de “alienação ativa” ou “atividade de alienação”. É a constatação básica de que se o trabalhador está alienado em relação ao produto de seu trabalho, então é necessário verificar que isto não aconteceu do nada, mas estava presente no próprio processo produtivo.
3) Alienação do sujeito enquanto pertencente ao gênero humano. Aqui Marx salta para a própria característica do humano enquanto ser genérico. Enquanto animal multifacetado com inúmeras potencialidades e