Atuação profissional x serviço social
Atuação Profissional x Serviço Social
O estudo desenvolvido foi do tipo exploratório, de natureza qualitativa, realizado na APAE Associação de Pais e amigos excepcionais que trabalha visando proporcionar a inclusão de pessoas deficientes no âmbito escolar.
Os métodos utilizados pelo assistente social na sua atuação profissional são os mais diversos uma vez que as questões sociais aparecem de forma heterogênea.
Entende-se que o método não se acaba simplesmente em metodologias e instrumentos de trabalhos do serviço social, trata-se das estratégias na qual o profissional utiliza para realizar o seu plano de trabalho.
Entre esses métodos, entende-se que a linguagem, o senso critico podem ser considerados como um dos componentes necessários para atuação profissional.
Na instituição vários instrumentos são usados durante a atuação do assistente social, como:
Entrevista;
Visita domiciliar;
Triagem;
Anamnese;
Relatório;
É importante frisar que o instrumental usado pelo profissional deve ser contextualizado de acordo com as situações nos quais o profissional se depara no seu cotidiano. Tendo em vista a heterogeneidade da questão social, os instrumentais devem ser utilizados a fim de contribuir para minimizar os impactos da questão social.
O processo de trabalho no Serviço Social, de acordo com Iamamoto (1997), é pautado no instrumental técnico-operativo utilizado por esse profissional. Esse instrumental não compreende apenas o arsenal de técnicas utilizadas para a efetivação do serviço, mas também o arsenal teórico-metodológico (conhecimento, valores, herança cultural, habilidades). Essa base teórica metodológica é constituída pelos "recursos essenciais que o assistente social aciona para exercer o seu trabalho" (Iamamoto, 1997:43), a fim de iluminar a leitura da realidade, direcionar