projeto de pesquisa
A Atuação do Assistente Social no CRAS do Município de Corumbá/MS
1– Introdução
A presente pesquisa tem a finalidade de entender e analisar as relações entre a legislação e a atuação do Assistente Social. Nessa perspectiva a análise se estenderá ao estudo das legislações e a atuação deste profissional, no âmbito do CRAS, no município de Corumbá/MS. Nesse contexto, será considerado como a legislação tem se efetivado no sentido de amparar a atuação do assistente social para a materialização da proposta profissional, preconizadas na dimensão jurídico-político, em seu ambiente de trabalho.
As discussões partem do pressuposto de que a participação do assistente social no contexto dessa temática é imprescindível porque de um lado está o que preconiza a legislação e do outro lado está o trabalho do assistente social. Assim, essa pesquisa se propõe a investigar como o profissional está atuando dentro dessa instituição.
2 – Levantamento de Literatura
A utilização da pesquisa como instrumento científico possibilita sistematizar o conhecimento de fatos para a constituição do Serviço social. Dessa forma, entende-se que os resultados desse trabalho podem ser alcançados a partir da interação e do envolvimento do profissional no conhecimento da legislação e de tudo o que contribui para o reconhecimento do Serviço Social como profissão: historicização do cotidiano, introjeção e reflexão.
A dialética seria a postura metodológica mais coerente com a busca da aproximação da verdade, contextualizando as relações e sua complexidade que compõe a sociedade capitalista.
O primeiro curso de Serviço Social no Brasil surgiu em 1936 e sua regulamentação ocorreu em 1957. A partir de então, a profissão vem tecendo um projeto ético-político profissional manifestado no currículo mínimo de 1982 e nas diretrizes curriculares de 1996 e no Código de Ética de 1986 e 1993, que orienta e direciona o trabalho profissional e seu processo de formação. A Lei Federal